Simular física de roupas/tecidos no UPBGE 0.2.5 é possível ? #Curiosidade

Meus amigos devs, eu já pesquisei em muito lugar mas não achei uma resposta definitiva para isso. Eu já cheguei a animar a malha, mas achei muito complicado (ainda mais em casos onde o jogo muda a roupa). Eu queria que a roupa em si, ou só partes dela, reagissem a gravidade, vento, coisas assim, mas, não sei se o UPBGE (nessa versão ou em outra), consegue fazer isso XD.
Então me pergunto, existe alguma técnica ninja para isso? Ou a melhor forma é bones e shapeKeys mesmo ?
Isso é só uma curiosidade, não estou trabalhando com nada disso no momento, mas quando eu precisei (a alguns anos atrás), não encontrei nada a respeito (ou não soube procurar direito XD).
Replies (3)

Eu nunca estudei tão afundo isso, mas a saída, se for uma simulação física realista, seria com soft bodies. Mas o desafio maior mesmo vai estar em criar as malhas de colisão para o soft body colidir. Você provavelmente vai precisar criar uma espécie de ragdoll, copiando os transforma dos bones.
Mas animar a malha para simular tecidos pode ser uma opção mais fácil mesmo!

Stigiano da uma olhada nesse vídeo short do youtube, talvez tenha o que você quer, link:
https://m.youtube.com/shorts/Sj2lc_9pKEk

Obg, vou dar uma olhada XD.